Fé inabalável é somente aquela capaz de encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade

Allan Kardec

Obras Fundamentais da Doutrina Espírita

Codificação Espírita

Denominam-se obras fundamentais da Doutrina Espiríta, também referidas como codificação espírita, os cinco livros publicados pelo pedagogo francês Hippolyte León Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec, entre 1857 e 1868.

O Livro dos Espíritos
O Livro dos Espíritos

Dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, este foi o primeiro, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo. Ele é o marco inicial de uma Doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade, desde 1857, data da primeira edição francesa. Estruturado em quatro partes e contendo 1.019 perguntas formuladas pelo Codificador, aborda os ensinamentos espíritas, de uma forma lógica e racional, sob os aspectos científico, filosófico e religioso. Independentemente de crença ou convicção religiosa, a leitura de “O Livro dos Espíritos” será de imenso valor para todos, porque trata de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, assuntos de interesse geral e de grande atualidade.

O Livro dos Médiums
O Livro dos Médiums

O Livro dos Médiuns reúne em si a pesquisa, análise e desenvolvimento do pilar científico da Doutrina Espírita. Trata das relações entre o Mundo Espiritual e o mundo material apresentando um estudo circunstanciado dos instrumentos de comunicação, os Médiuns. É um Compêndio de importância capital para os espíritas que nele podem encontrar orientações para o desenvolvimento e educação da Mediunidade, bem assim como os alertas para as dificuldades inerentes a uma prática saudável dos postulados espíritas. É um livro de estudo obrigatório para os espíritas, mas é fundamentalmente um repositório de património cultural e científico que poderá abrir as portas do entendimento da problemática psíquica aos investigadores de boa vontade interessados em desvendar os caminhos da dor que afectam o mundo terreno, em todas as latitudes e extractos sociais. O Livro dos Médiuns desvenda esses mecanismos de comunicação e é o manual mais seguro para todos os que se dedicam ao Espiritismo básico.

O Evangelho Segundo o Espiritismo
O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Evangelho segundo o Espiritismo” é um dos cinco livros que constituem o corpo doutrinário do Espiritismo. “O Evangelho segundo o Espiritismo” é o ensino moral do Cristo Jesus para os cristãos de qualquer crença, desenvolvido pelos Espíritos de Luz em comunicações mediúnicas recolhidas, organizadas, comentadas e trazidas a público pelo Codificador Allan Kardec. Se o leitor é cristão, leia com aplicação o ensino moral do Mestre Jesus para a Humanidade sofredora e dê-se conta de conteúdos que talvez nunca antes tenha percebido, ou compreendido plenamente. Se não é cristão, mas um espírito indagador, leia com respeito a orientação desse Espírito divino, dada há dois mil anos e sempre atual, em seu caráter educativo, motivador e consolador.

O Céu e o Inferno
O Céu e o Inferno

Esta é uma das cinco obras básicas que compõem a Codificação do Espiritismo. Seu principal escopo é explicar a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como conseqüência de seus próprios atos. Divide-se em duas partes: A primeira, estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre a vida após a morte. Mostra fatos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente. Kardec procura elucidar temas como: anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, etc. Apresenta, também, a explicação espírita contrária à doutrina das penas eternas. A segunda parte, resultante de um trabalho prático, reúne exemplos acerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiação terrestre. Livros da Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, 1857; O Livro dos Médiuns, 1861; O Evangelho segundo o Espiritismo, 1864; O Céu e o Inferno, 1865; A Gênese, 1868.

O Céu e o Inferno
A Gênese

Obra que compõe a Codificação Espírita, A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo tem como base a imutabilidade das Leis divinas em dezoito capítulos, divididos em três partes distintas. A primeira parte analisa a origem da Terra e as gêneses orgânica, espiritual e mosaica, de forma lógica e racional, deixando de lado as interpretações misteriosas e as fantasias pueris sobre a criação do mundo. A segunda parte aborda a questão dos “milagres” de Jesus, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho. A terceira parte enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, concitando os homens à prática da justiça, da paz e da fraternidade, abrindo assim uma Nova Era para a regeneração da humanidade.

Associação Espírita Consolação e Vida
  • Estudo da Doutrina Espírita
    em seus aspectos filosófico, científico e religioso.
Morada
    Travessa Vale do Rico 196,
    3750-883, Valongo do Vouga, Águeda, Portugal



    Apartado 355, 3754-909 Valongo do Vouga, Águeda, Portugal
GPS

40.600086, -8.438998

Social